Logo

dev-resources.site

for different kinds of informations.

Estudos em Quality Assurance (QA) - Jira: O Básico de Gerenciamento de Issues

Published at
6/13/2024
Categories
jira
testing
qa
beginners
Author
julianoquites
Categories
4 categories in total
jira
open
testing
open
qa
open
beginners
open
Author
13 person written this
julianoquites
open
Estudos em Quality Assurance (QA) - Jira: O Básico de Gerenciamento de Issues

Issue no Jira é um item de trabalho que representa uma tarefa, problema ou funcionalidade a ser realizada ou solucionada dentro de um projeto. Ela pode assumir diferentes formas, dependendo do contexto do projeto e das configurações usadas.

Tipos de Issues padrão:

  • Epic: Uma grande iniciativa, muitas vezes servindo como uma issue "pai" que contém tarefas menores.
  • Story: Um recurso ou requisito pela perspectiva do usuário.
  • Bug: Um erro ou problema.
  • Task: O tipo mais comum de issue, detalhando um item de trabalho (work item) específico.
  • Subtask: Uma parte menor de uma tarefa, história ou bug.

As issues no Jira variam em tamanho e complexidade, podendo levar de horas a meses para serem concluídas. Cada issue é composta por vários componentes, que são:

  • Chave da issue (Issue Key): Identificador único.
  • Resumo (Summary): título.
  • Descrição (Description): Informações detalhadas.
  • Data de Conclusão (Due Date): O prazo para conclusão.
  • Responsável (Assignee): A pessoa atribuída para trabalhar na issue.
  • Relator (Reporter): Criador da issue.
  • Rótulos (Labels): Categorias para ajudar a organização das issues.

Para criar uma issue, selecione o projeto, o tipo de issue, forneça um resumo e uma descrição, e depois clique em criar, assim:

projeto → tipo de issue → summary → descrição → criar

É também crucial entender como as issues se relacionam entre si, pois as relações podem indicar dependências (depende de/é dependente de), bloqueios (bloqueia/é bloqueado por) ou replicações (clona/é clonado por).

IMPORTANTE!
Atualize seus work items todos os dias para refletir o progresso ou adicionar informações relevantes. Se você concluiu uma tarefa, tem perguntas ou precisa compartilhar notas de uma reunião, manter suas issues atualizadas é essencial.

Navegando em Projetos e Boards

Projetos: é uma coleção de issues. Os projetos geralmente têm nomes relacionados à equipe ou versão de lançamento, com chaves de projeto (project keys) sendo versões mais curtas desses nomes para ajudar a identificar as issues. Por exemplo:

  • Nome do Projeto: Equipe de Design de Jogos
  • Chave do Projeto: EDJ
  • Issues: EDJ-1, EDJ-2, e assim por diante.

Os projetos podem ser gerenciados pela equipe (team-managed project) ou pela empresa (company-managed project), proporcionando flexibilidade na forma de controle e monitoramento do progresso.

Boards: Boards são displays visuais do progresso do seu projeto. Eles podem conter várias colunas, como A Fazer (To do), Em Progresso (In Progress), Em Revisão (In Review) e Concluído (Done). Existem dois tipos principais de boards:

  • Kanban: Adequado para todos os tipos de equipes, oferecendo um fluxo contínuo de tarefas.
  • Scrum: Principalmente usado por equipes ágeis de desenvolvimento de software, organizando o trabalho em sprints.

As issues geralmente são encontradas no Backlog, que lista as tarefas que ainda não começaram. Para visualizar de maneira cronológica e gerenciar melhor os prazos e o progresso, use o Cronograma (Timeline).

jira Article's
30 articles in total
Favicon
Jira Configuration Made Easy: First Time Tips for New Project Managers!
Favicon
Diving into the Use of Use Cases in JIRA🌟
Favicon
Jira Issue Types Link to Assets
Favicon
Jira Automation Streamlines Asset Management Workflow
Favicon
Suggested Jira setup for software engineering projects
Favicon
OMZ: Some Plugins that I forget about
Favicon
Disable keyboard shortcuts for Jira and Confluence
Favicon
Jira Story Creation Template For Front End Developer
Favicon
An Overview of Jira Asset Management Tool
Favicon
Seamlessly Create Jira Issues from GitHub Using Natural Language and Supercog
Favicon
Draft: Jira API with React
Favicon
Bridging Jira and GitLab: Automating CI/CD Pipelines for Releases
Favicon
How to integrate k6 with Xray/Jira
Favicon
How to Maintain Issue Hierarchy Between Jira and Azure DevOps
Favicon
How To Sync Epics between Two Jira Instances
Favicon
Estudos em Quality Assurance (QA) - Jira: O Básico de Gerenciamento de Issues
Favicon
Everything You Need to Know about Being a Jira Administrator 💻
Favicon
What's New in AssetIT 1.4.5-AC? 🚀
Favicon
I Used to Hate Writing Jira Tickets, Before I Start Doing This
Favicon
Connecting ServiceNow to Jira
Favicon
How to track your Jira todos and accomplishments
Favicon
All Paths Lead To Jira
Favicon
Jira Software, Jira Service Management, Jira Work Management Explained – Unlock The Full Jira Potential For Your Team
Favicon
Jira inventory management: How to categorize your assets in a service ticket?
Favicon
What’s New in AssetIT version 1.4.3 for Cloud?
Favicon
5 Best Inventory Management Softwares in Jira 2024
Favicon
What Sets Jira Asset Management Cloud Apart From Traditional ITAM?
Favicon
Leveraging Tools to Enhance Collaborative Efficiency
Favicon
Top 5 Free Asset Management Software Solutions for Jira in 2024
Favicon
How Jira ITSM Empowers Remote Workflow | ITSM Insight

Featured ones: